segunda-feira, 14 de junho de 2010

TOMA UM DOCE ...



O desafio de "Alice" para conciliar dois mundos ...

Colleen Atwood, a figurinista responsável pelo guarda-roupa do filme, declara: “Quando trabalho com Tim Burton, tenho espaço para ser uma artista”. Delire num raio-X das roupas usadas pelos principais personagens no filme.

Ainda no mundo real, Alice usa uma versão de seu clássico vestido azul. Colleen Atwood experimentou outras cores, mas achou que o azul parecia a coisa certa a ser usada, além de combinar com Mia.

Já no castelo da Rainha Vermelha, Alice fica com 2,40 m de altura e usa um vestido igualmente extravagante, feito das cortinas do castelo, super bufante, que a faz parecer ainda maior.

Nos momentos finais do filme, Alice veste uma armadura lendária, presente da Rainha Branca.

Ao cair no buraco que a levará ao Mundo Subterrâneo e beber a poção Pishsolver, que a encolhe, Alice parece uma criança que veste as roupas da mãe e fica apenas de anágua, a amarrando como um vestido. Quando come o bolo (Upelkuchen) que a faz ficar com 6 metros de altura, o vestido-anágua encolhe ao ponto de sensualizar a personagem.

O próximo figurino de Alice é feito sob medida pelo Chapeleiro Maluco, que transforma sua anágua num micro vestido de 15 cm – o mais interessante: a roupa é confeccionada dentro de um bule de chá.

As variações de tamanho de Alice foram o maior desafio para Atwood, e Burton queria tudo o mais real possível. “Nós tivemos que pensar como tudo isso funcionaria junto”, explicou ela, “então usamos diferentes escalas e tecidos para que desse certo quando Alice encolhesse e crescesse. Se ela está pequena, as listras têm que ser maiores. Se ela está grande, têm que ser menores.”

Os sapatos têm um coração nas solas e quando a Rainha coloca os pés para cima a gente consegue ver.Mas eles são um pouco cafonas também, tipo sapatos Louboutin sem estilo, disse a figurinista.

O material usado para as roupas da rainha são, na definição de Atwood, cafonas, pra ficar legal graficamente. Aqui, detalhe do figurino da Rainha Vermelha.

Até os óculos de sol da Rainha Vermelha seguem o formato de corações, com lentes cor de rosa. Este ela usa em um jogo de críquet.

Chapéu confeccionado pelo Chapeleiro Maluco especialmente para a Rainha Vermelha.

"Eu quis fazer (um figurino) meio piegas, porque a Rainha Vermelha é, na verdade, meio deselegante", contou a figurinista Colleen Atwood.

A inspiração de Atwood para o figurino da Rainha Vermelha veio do desenho de corações das cartas de baralho. As roupas possuem muitas linhas, texturas e dourado.

De longe a maquiagem foi o mais trabalhoso na caracterização da Rainha Vermelha. A atriz Helena Bonham Carter passava por três horas de maquiagem todos os dias para se transformar na Rainha. O responsável foi o maquiador profissional Vallie O.Reilly, que fazia uma pele bastante carregada de pó branco, muita sombra azul, sobrancelhas pintadas e milimetricamente no lugar e os lábios pintados em formato de coração, como as moças da década de 20. E a cabeça gigantesca? Foi aumentada na pós-produção pela equipe de efeitos especiais. Para o maquiador, Alice no País das Maravilhas foi um desafio e exigiu bastante criatividade, ingenuidade e paciência. Todos os visuais tinham muitos detalhes. Tim gosta disso, ele é muito colorido. Ele gosta de muitos visuais, contou o maquiador profissional.

Anne Hathaway, que interpreta a Rainha Branca, contou que o vestido foi o mais frágil que já usou em toda a vida. Se você já sonhou em ser uma fada, esse é o vestido que usaria. Eu adoro a ideia de ser uma rainha idealizada como uma fada, mas é um filme de Tim Burton, então tem um lado sinistro também. Na foto, detalhe do vestido usado pela atriz.

Apesar da diferença entre o figurino da Rainha Branca e da Rainha Vermelha, a silhueta dvestido da Rainha Branca é bastante semelhante ao da Rainha Vermelha, de forma a uni-las, já que as duas possuem o mesmo DNA.

O figurino da Rainha Branca é o contraste do de sua irmã. Na definição de Atwood, a Rainha Branca é a versão Beverly Hills da Rainha Vermelha. O vestido é mais glamuroso, com brilhos, muitas camadas de tecidos e estampas metálicas. E jóias, muitas jóias!

Na maquiagem da Rainha Branca o que mais chama atenção são as sobrancelhas marcadas da Rainha, que fazem um super contraste com todo o figurino monocromático da personagem, e contribui para reforçar a ideia de que, apesar de boa, a Rainha Branca possui um quê dark, e não é exatamente altruísta.

Quando eu mencionei a ideia (das roupas mudarem de cor), ela ficou louca, disse o ator Johnny Deep. Ela imediatamente começou a criar coisas legais, como uma gravata borboleta que tinha um mecanismo (para fazê-la mudar de cor). Na foto, detalhe do figurino do Chapeleiro Maluco, em sua cor original.

Foi Deep também que sugeriu que as roupas mudassem de cor de acordo com o humor do personagem. Na foto, o Chapeleiro está em êxtase devido a batalha que está prestes a ocorrer, a cor do casaco reflete isso.

Colleen e Johnny criaram juntos o figurino do Chapeleiro, como a ideia das ferramentas de trabalho estarem aparentes, como o dedal e a almofada de alfinetes, que deixa o personagem mágico, mas com uma pitadinha de realidade.Na foto, a mini-Alice usa vestido feito pelo Chapeleiro dentro do bule de chá.

© Getty Images

O ponto de partida para o traje do Chapeleiro foi... o chapéu! Baseado nos chapéus da época, porém maior e mais exagerado, assim Atwood definiu o acessório mais marcante do personagem. Eu encontrei esse couro na Itália que era cortado a laser de uma forma diferente, como se tivesse sido queimado, meio que por acaso, e eu disse: Ah, o chapéu podia ser feito desse material e mandei fazê-lo. A maquiagem do Chapeleiro foi baseada em uma aquarela que Deep fez de si mesmo como o personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário