quarta-feira, 23 de junho de 2010

NEW NEW NEW

Conheci uma nova figura musical, e que figura !!!
Talentoso e com uma super seriedade no que faz ...

Contrariando parte do caminho trilhando por DJ´s e produtores de música eletrônica no início de carreira, Laércio Iório apresenta uma fórmula, no mínimo, diferenciada e curiosa. Através de exibições ao vivo (Live), L_cio, como é reconhecido, apresenta um som carregado de influências regionais, como a capoeira, além de trabalhar surpreendentes vocais poéticos e passagens bíblicas.

Há cerca de seis anos na cena eletrônica, L_cio já começou produzir buscando uma fórmula própria, focado em apresentações ao vivo e, principalmente, na elaboração de suas próprias faixas. No entanto, o músico, que é capoeirista e também leciona sobre o assunto, passou a chamar atenção quando aproximou suas duas vocações. Longe de um estereótipo, a mistura surgiu naturalmente, com o amadurecimento de sua sonoridade.

Tech-apoeira

"Sou capoeirista. Apesar da influência, sempre tive muito receio em me aventurar nessa mistura. Tanto pelo fato de prezar a capoeira em sua raiz, quanto pelo fato de não apreciar a junção (não ficar 'brega')", afirma o DJ L_cio. "Sou músico, como meus pais, e sempre usei elementos de percussão no meu som. Mas, o berimbau foi o último que apareceu e, de certa forma, de maneira discreta", completa.

A idéia partiu de um desafio, proposto pelo jornalista e consultor de moda Jackson Araújo. De trabalho especifico, a mistura teve um resultado positivo e passou a ser incorporado no próprio "line-up" de L_cio. Aliás, a capoeira também influencia em outro importante aspecto de suas músicas: na estruturação, na maneira de divisão dos instrumentos e controle das batidas. Ou seja, na parte teórica do trabalho.

Poesia na pista

Apesar do envolver sons regionais, o DJ L_cio não traz a mistura de capoeira com eletrônico no foco principal. Sem dar prioridade ao fator "dançante", característico das pistas, a sonoridade do produtor paulistano busca reflexões através de mensagens - seja em poesias, trechos bíblicos ou frases engraçadas, caso da música SHHH (ta gravando o som ai rapaize). Detalhe: as vozes e poesias são de sua esposa, Karine Rossi.

"Não busco definições. Meu som segue um caminho mais orgânico e minimalista, com uma base techno - mas no sentido de tecnológico mesmo. O diferencial é a interação com as palavras, a poesia e a reflexão que proponho", detalha Laércio. "De imediato o pessoal pode estranhar, mas acabam interagindo. É legal observar diferentes reações e perceber a aceitação. De fato, o momento é propicio para novas propostas", conclui.

Outras faces

Sob influência de George Alveskog e Bruno Belluomini, L_cio passou a foca a parte teórica e a buscar freqüências mais graves, respectivamente. Além de lançar produções em labels e netlabels internacionais (livres distribuidoras em internet), o DJ apresenta algumas parcerias com os músicos Miro Silveira e Jaime de Almeida (Bmind) e ainda integra a Orquestra de Laptops, uma filarmônica futurista composta por 24 DJ´s.

Sobre o DJ L_cio:

http://www.myspace.com/lciolive

http://soundcloud.com/lovercio

Contatos e gigs: lovercio@hotmail.com

(Felipe Kopanski/Especial para BR Press)

Daí o Jackson o convidou prum desafio: criar atmosfera eletrônica em clima de Capoeira.
Ele aceitou, produziu material inédito, inseriu berimbau, letras e vocais de Karine Rossi. O resultado está logo abaixo pra ser degustado em atmosfera transcendental. O Jackson conhecieu o L_cio numa festa de amigos tocando berimbau de uma maneira muito poética. Não era pra menos. Ele é professor de Capoeira na UNICID, numa disciplina voltada exclusivamente para o estudo/vivência dessa manifestação. “Já escrevi sobre Capoeira. T

SHHH - Como vc define seu som?
L_cio - Música tecnológica incorporada de elementos orgânicos.

SHHH - Começou na música quando?
L_cio – Com sete anos de idade; toquei flauta transversal por sete anos. Na música eletrônica e produção musical comecei há uns 5 anos.

SHHH - Principais inspirações?
L_cio - Os sons da natureza, livros, Salomão, arte concreta e muiiiiiiitos artistas de música eletrônica.

SHHH - Live act?
L_cio – Já toquei no Vegas, Tapas e em festas (Quebrando a Fome, Woof). Recentemente, me apresentei no Universo Paralello, na Bahia. E pra saber quando toco é só acessar o myspace/upcoming shows.

SHHH - E a Orquestra de Laptops?
L_cio - Sim! Além do meu projeto de live act, participo também de um projeto chamado Orquestra de Laptops – financiado pela Secretaria de Cultura de Santo André – os ensaios começam esse mês e as apresentações estão previstas para junho desse ano.

SHHH – Fora dos clubes, pensa em ter sua música onde?
L_cio - Tenho muita vontade de fazer trilha para desfiles, exposições, ocupações, instalações e filmes. Acho que meu trabalho tem muita relação com esses eventos.

SHHH – Você na web?
L_cio – http://www.myspace.com/lciolive; http://soundcloud.com/lovercio; http://www.deepbeep.com.br/djs/l_cio/; lovercio@hotmail.com .

Fala mais Laércio:

Silêncio é bom quando…. Estou estudando.

Só falo se… For oportuno.

Se chover… Fico em casa

Computadores fazem… Os BPMs do meu coração aumentarem.

Shhh… Tá gravando um som aqui rapeize rsrsrsrsrs.

Capoeira by jacksonaraujo

Espero ter sua parceria e seu grandioso trabalho editado em meus desfiles, no MADA, no Coquetel Molotov etc etc ... assim esperamos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário