domingo, 20 de junho de 2010

DJ . CREMOSO @ A MAIONESE DO BREGA


QUEM É DJ CREMOSO? – Por Lucio K

Há pouco tempo ouvi falar de um cara que tava fazendo versões tecnobregas (ritmo dominante dos bailes de Belém do Pará) de hits pop internacionais, mas estranhamente não os hits do tipo que os DJs paraenses geralmente escolhem, e sim Nirvana, Radiohead e R.E.M.. Fui conferir esse inusitado som e me deparei com um mistério: Os arranjos, apesar de feitos com timbres bem simples, simulando algo trash, eram dignos de um CDF musical. Baixou o “repórter investigativo” em mim e fui conferir quem estava por trás do personagem “DJ Cremoso”, e fiquei ainda mais surpreso com as descobertas, que nos levam questões interessantes como a realidade atual da musica brasileira, estratégias de marketing e análises de como nós enxergamos nossa própria música regional.

Acho muito interessante esse caminho de adaptar uma cultura de fora, como acontece com DJs fazendo versões funk carioca de músicas pop, ou como o cantor/produtor Thiago Correa (http://www.thiagocorrea.com/) tem feito com suas versões samba-rock. Quem está ligado na música mundial sabe que isso é uma tendência nos quatro cantos do mundo: valorizar cada vez mais a cultura local. O trabalho do DJ Cremoso vale a pena ser prestigiado não só em nome da diversidade, mas até pra motivar a outros DJs criarem suas versões e suas músicas. O Brasil ainda está muito devagar nisso.

O criador do DJ Cremoso preferiu não se identificar, porque tudo isso ele diz que é um “experimento”. Garantiu que não é nem quer ser DJ realmente, que não fará apresentações e que o anonimato é imprescindivel para seus objetivos. “Se não fosse anonimamente, as pessoas iriam associar ao meu trabalho autoral real, que é bem conhecido, e iriam confundir as coisas” me disse. Compreendi bem, afinal passo por isso: o meu trabalho com mashups (http://soundcloud.com/lucio_k), que é uma piada musical, é confundido por muitos com o meu trabalho de produção musical autoral. DJ Cremoso não quis dar tantos detalhes, afinal o “mistério” faz parte, mas me deu a impressão de que está estudando a relação das pessoas com a música e estratégias de marketing(como viralização, tão em moda hoje em dia) pra usar em seu próprio trabalho como produtor musical. Contou que está fazendo um experimento para descobrir como uma personalidade virtual, do zero, se torna popular. E se tratando de popularidade, está se saindo muito bem: Começando a se divulgar no final de fevereiro deste ano, DJ Cremoso já tem em média 700 downloads de cada versão sua, e já foi chamado para tocar em Paris, Estocolmo e convidado para uma matéria do Fantástico. Vamos ver o que o criador do DJ Cremoso tem a nos mostrar, em entrevista feita por email neste Link:

http://www.ilankriger.net/blog/quem-e-o-dj-cremoso-e-qual-e-o-segredo-do-seu-sucesso-por-lucio-k/

Saka isso @
Standing In the Way Of Control (Dj Cremoso remix) by Dj Cremoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário