domingo, 25 de julho de 2010

MERCADO PERSA


Um comércio sem regras, sem ética ...

Assim existe um mercado de produção no Nordeste do Brasil, que não se consolida ou muitas vezes, não se faz necessário, por não haver bom uso de seus serviços. Pseudo-profissionais que esbanjam arrogância, abuso e superioridade, defeitos genéticos ou falta de bom-senso ??!

Sem a tal união que tanto prolifero, não existirá nunca uma força capaz de mudar. Mudanças advindas de um grande movimento que precisa se criar. Um projeto forte ! Capaz de expandir, e modificar comportamentos, atitudes, pensamentos e opiniões. Assim aconteceu nos anos 90.

O movimento mangue até hoje é único ! E até me perguntam por que ... Estes dias em reunião com Magna (Moda FundarPE), sobre o Recife Moda & Arte, aprendi que nem temos mais tempo para começarmos. Eu que acreditava estar zerado, e muitas vezes com débito ao presenciar o -10 ... acredito que a continuidade também só fluirá quando estas pessoas que não ajudam e só complicam, estejam completamente fora dos processos.

Tudo anda um tanto desorganizado, mal educado ... contagiado pela ignorância de certos clientes, que nada fazem ou só tudo fazem para que a situação permaneça ... nem um orçamento ainda sabem avaliar ... triste !

Como trabalhar sem receber $ ???

Pois bem, as instituições nos contratam e nos fazem aguardar malditos meses de cobranças diárias, problemas sem fim, e débitos acumulados. Não sabem eles, porque se soubessem pagariam por dever ... que existem pessoas que dependem integralmente desses valores para sobreviver ao caos do mundo, que não espera e apresenta posturas cada vez mais severas.

Num certo grupo de produção reunidos para planejar mais projetos, a primeira pauta não é outra : “VC RECEBEU ???” – “NÃO, INFELIZMENTE AINDA NÃO !” – “E TE DERAM ALGUMA POSIÇÃO ???” – “NÃO, INFELIZMENTE NÃO!”.

Sempre sou tomado nessas horas, de uma revolta, decorrente da falta de valor, falta de respeito, de lutar por um mercado mais justo que só visualiza a marca ou o estilista (poucos ainda na verdade). Onde ficam todo resto da tal cadeia produtiva ?!

As agências de modelos são suburbanas, vivendo sua realidade na periferia, num submundo onde poucas têm destaque. Quando têm, não há decência. Quando há decência, não há talento. Quanto há talento, há um ego hiper inflado, pelas poucas boas oportunidades que a vida lhes deu ... triste !

Como havia lido a pouco tempo, no blog Válvula de Escape, surgem a cada minuto, gente com mais “sabedoria” e audácia para trabalhar com Moda. E em poucos anos entra na concorrência – quase sempre mercenária – ganhando, e nem imaginando o quanto está perdendo ... através de um curso por correspondência, logo logo nasce stylists, modelos, maquiadores, cenógrafos, diretores de arte, executivos, estilistas e produtores. Claro, sei bem resolver a situação, logo sou produtor !!! parece óbvio, mas na prática tudo é uma grande tragédia !

QUE TAL UMA FAXINA ??!

VC É SERIO ?! COMPROMETIDO ?!

Ajude-me a mudar tudo isso ... propague esta informação ... vamos cobrar nossos direitos ... vamos criar uma forma de trabalhar com mais tranqüilidade ... vamos juntos nessa onda, que pelo que sinto é um Tsunami.

Eu, Valéria Luna, Ticiana Pacheco e Claúdio Silveira – enquanto produtores – Carlos Cajueiro, Nicola Gondim, Luís Morais e Renato Filho – enquanto fotógrafos – Carol Monteiro, Carol Azevedo, Cássio Bonfim e Marcelo Taubert – enquanto estilistas – Allana Marques, Lala K, Catarina de Jah e 440 – enquanto DJs – Vanina Lucena – enquanto modelo veterana – Tiago Moreira – enquanto stylist ...Lutamos em cada encontro, em cada reunião, em cada palavra, por um mercado mais justo, onde a energia seja radiante e o sol realmente possa brilhar para todos !


Nenhum comentário:

Postar um comentário