quarta-feira, 4 de agosto de 2010

#ABTT


FEBRATEX - 10 a 13 de Agosto de 2010

SEMINÁRIO TECNOLÓGICO DA ABTT

BLUMENAU - SC

A ABTT apresenta o SEMINÁRIO TECNOLÓGICO na FEBRATEX 2010, no Parque Vila Germânica - PROEB em Blumenau - SC, com uma programação que trará informações tecnológicas de importância para a cadeia têxtil - confecção - moda.

Juntamente com a maior feira latino-americana da indústria têxtil, a FEBRATEX 2010 organizada pela FCEM, Feiras, Congressos e Empreendimentos, que está completando 20 anos e se prepara para a maior edição já realizada!

De 10 a 13 de agosto de 2010 estará reunindo em Blumenau - SC o melhor em todos os segmentos da cadeia têxtil - confecção - moda.

O acesso ao SEMINÁRIO TECNOLÓGICO é gratuito porem limitado à capacidade das salas, não há inscrição prévia. Para ingressar na FEBRATEX contribua com dois quilos de alimentos não perecíveis.

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS

LOCAL: MEZANINO - PAVILHÃO "C"

10 DE AGOSTO DE 2010

SALA ALGODÃO

- 16h00'

Palestra: "SELO QUAL - A garantia de um uniforme de qualidade e com responsabilidade social e ambiental" - Dra. Ambra Nobre - CLAEQ - Centro Latino Americano para Excelência e Qualidade - ABIT

Sinopse: O Projeto tem os seguintes objetivos: Estimular a elevação do patamar competitivo do setor, Garantir a qualidade dos produtos, Comprovar a forma ética e socialmente responsável de se produzir, Afiançar a não-agressão ao meio ambiente e O respeito pelas Pessoas.

- 17h30'

- "PESQUISA INTERNACIONAL EM MODA" - Prof. Mestrando Rogério Flori - Universo-GO
Sinopse: O palestrante aborda 4 cidades européias e suas outras possibilidades de pesquisa de moda. Feiras internacionais; rua; cool hunting e a moda internacional atual. O trânsito de idéias entre vitrinas e design de interiores de lojas. Como encontrar novas marcas e lugares para pesquisa de moda fora do país.

- 19h00'

- "e-TECIDOS: MATERIAIS INTELIGENTES PARA A MODA" - Profª Doutoranda Lavínnia Seabra - UFG-GO

Sinopse: A palestrante aborda as propostas interativas têxteis como formas de entretenimento e proteção corporal e lançamentos futuros. A estamparia digital através da internet como processo facilitador na personalização de produtos de moda e objetos pessoais.

10 DE AGOSTO DE 2010

SALÃO SÊDA

- 16h00'

- "POR DENTRO DE UM SISTEMA DE ÓLEO TÉRMICO - FASE LIQUIDA" - Maurino GomesCosta / Everton Alexandre Fernandes - Kluber
Sinopse: Apresentação dos componentes de um sistema de óleo térmico, orientando sobre as suas funções e influência de sua satisfatória e segura operação.Abordagem quanto aos aspectos de degradação que influenciam na longevidade do fluido térmico em uso.

- 17h30'

- "POLIAMIDA BRASILEIRA SUSTENTÁVEL - ATUAÇÃO RESPONSÁVEL" - Zuleica Ferreira - Rhodia

Sinopse: Com o intuito de fortalecer o compromisso da Rhodia com o Desenvolvimento Sustentável e buscar uma atuação cada vez mais responsável, mostraremos o Rhodia WAY, um programa de gerenciamento de boas práticas relacionado ao tema e também com o intuito de dividir informações entre as partes interessadas, demonstrando nossa identidade de uma empresa química responsável. Neste palestra compartilharemos com o publico algumas praticas adotadas na cadeia de produção da Poliamida 66 nacional entre elas o efluente zero, abatimento de gases e o eixo 3 R´s. (reduzir, reutilizar e reciclar).

- 19h00'

- "CONSULTORIAS x RESULTADOS" - Almir Simões de Oliveira - Profissional da Escola SENAI de Blumenau

Sinopse: No contexto atual o mercado para as indústrias têxteis e de confecção está cada vez mais concorrido e competitivo. Sendo assim, uma das estratégias para que as empresas melhorem sua performance e cresçam de forma sólida e sustentável, é a contratação de consultorias especializadas, que orientem e implantem processos gerenciais proporcionando a obtenção dos resultados satisfatórios. Os investimentos com a consultoria retornam para as empresas na forma de ganhos com produtividade e qualidade. O conteúdo apresentado na palestra visa orientar os empresários e demais profissionais para a adoção de tal estratégia e alertar quanto à escolha do profissional ou instituição que poderá melhor atendê-lo.

11 DE AGOSTO DE 2010

SALA ALGODÃO

- 15h30'

- "ETIQUETANDO DO FIO AO VESTUÁRIO" - Prof. Sylvio Tobias Napoli Junior - ABIT / SINDITÊXTIL-SP
Sinopse: Etiquetagem de Produtos Têxteis - Resolução Nº 02 de maio de 2008 e NBR ISSO 3758:2006

- 17h00' - ENAT - CETIQT

- "SEIS PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA O FUTURO DO SETOR" - Ênio Soares - SENAI/CETIQT

- "COMITÊ COMPOSTO POR REPRESENTANTES E FORMADORES DE OPINIÃO DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS E DE CONFECÇÃO DO PAÍS" - Mediadora: Profa. Maria Lucia Rezende

Tema: "Prospectiva do final da década é fator de Alerta e motivador para as novas perspectivas do mercado Têxtil e Confeccionado".

· Qualificação de pesquisadores e especialistas:

Empregos e renda para o Brasil.

· Avanço tecnológico: Investimento e competitividade.

· Políticas públicas e acordos internacionais.

11 DE AGOSTO DE 2010

SALÃO SÊDA

- 15h30'

- "UNIVERSO FEMININO" - Adriana Papavero - WGSN

Sinopse: A evolução feminina ao longo das gerações Baby Boomers, Geração X e Geração Y, explorando como elas vêm se relacionando com seus novos papéis na sociedade e sua relação com o consumo. Responderemos as questões: quem são nossos.

- 16h30'

- "ANÁLISE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM RAMAS" - Engª. Química Anna Cristina Limeira Martins Ferreira e Eng. Ivan Rocha. - SCGÁS
Sinopse: O trabalho consiste em uma análise dos balanços de massa e energia das ramas a gás natural e das ramas a óleo térmico de uma empresa têxtil catarinense, o que resultou em um diagnóstico dos processos tanto do ponto de vista energético quanto ambiental. Após uma avaliação paramétrica dos resultados obtidos, foram propostas alternativas de melhorias tecnológicas no processo industrial da empresa citada, em busca de um melhor desempenho operacional.

- "MÁQUINA DE ESTAMPAR A GÁS NATURAL - NOVA TECNOLOGIA" - Engª. Química Anna Cristina Limeira Martins Ferreira e Eng. Ivan Rocha. - SCGÁS
Sinopse: O trabalho apresenta um estudo da relação custo/benefício de implantação do gás natural em máquinas elétricas de estamparias têxteis e, também, do desenvolvimento da técnica de conversão das mesmas. Tal iniciativa visa obter um processo de secagem de tecido mais econômico, o que mitigaria o forte consumo de energia elétrica neste ramo industrial. Portanto, o trabalho ressalta a importância do gás natural como uma solução energética viável do ponto de vista econômico e ambiental, sobretudo se exploradas adequadamente todas as suas potencialidades técnicas, como as demonstradas neste trabalho.

- 18h00'

- "INOVAÇÃO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA COM A LINHA TEFLAG" - Marcos Secomandi - RESINAC

Sinopse: Será apresentado um novo conceito de tratamento de água, no qual um único produto é utilizado para todo tipo de estação mesmo quando houver cor no efluente e para água de captação.

- 19h30'

- "SISTEMA FISCAL TÊXTIL" - Dr. Flávio Henrique Miranda Zanettini - Escritório Madeira, Rebeschini e Zanettini Advogados
Sinopse: A incidência de tributos na cadeia produtiva da Indústria Têxtil desde a Agricultura, a Importação de Máquinas, a fabricação de Fios e Tecidos, até o momento da entrega do produto final às empresas de confecção. Uma visão de custos de produção e possíveis benefícios fiscais.

12 DE AGOSTO DE 2010

SALA ALGODÃO

- 15h30'

- "TÉCNICAS PARA RECICLAGEM DE RESÍDUOS TÊXTEIS SÓLIDOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" - Julio Caetano H.B. Cardoso - LAROCHE - Brasil
Sinopse: Processos de recuperação de resíduos têxteis sólidos e seus usos finais em combinação com fibras naturais e sintéticas na fiação Open End e Non Woven.

- 17h00' - ENAT - CETIQT

- "FIBRAS, FIOS, TECIDOS E CORES - PRIMAVERA - VERÃO 2011/2012 - PREVIEW INVERNO 2012" - Profa. Maria Lucia Rezende - SENAI/CETIQT

- "O FIO ELASTANO: NOVAS TECNOLOGIAS E IMPORTÂNCIA NA MODA" - Celso de Oliveira - INVISTA/ABRAFAS

- "O IMPACTO DO FAST FASHION NAS CORES" - Leonardo Abreu e Blanca Lione - LECTRA/PANTONE

- "TECNOLOGIA ANTIMICROBIANA NÃO-MIGRANTE - A RECEITA PARA PROTEÇÃO" - Aguinaldo Nabarro - INPAL

Sinopse: O acabamento ECOFRESH / MAEDICAL, antimicrobianos não migrantes desenvolvido pela AEGIS / DEVAN e sob a fiscalização do Instituto Pasteur de Lille na França, da agência regulatória americana EPA, entre outros órgãos pelo mundo, oferece uma ampla proteção para produtos hospitalares, não somente sobre os vários materiais têxteis, mas até mesmo sendo aplicados em cateteres e implantes. Sua forma de atuação é ampla contra vários microorganismos, mas não é consumido pelos mesmos ou provoca uma adaptação, e adicionalmente não termos a preocupação com o descarte de seu efluente, pois não possui nenhum metal pesado, compostos clorados ou fenólicos.

Esta forma de apresentação engloba não somente a facilidade de utilização do agente antimicrobiano, mas possui um mecanismo de ligação único sendo-lhe atribuído o conceito de agente Eco-Friendly.

- "DESENVOLVIMENTO VIRTUAL DE PRODUTOS DE MODA SOBRE AVATARES DINÂMICOS EM REDES COMPARTILHADAS DE DESIGN" - Amanda Fernandes - SENAI/CETIQT

- 19h30' - ENAT - CETIQT

- "DESFILE - MOMENTO TÊXTIL" - Empresas participantes: Marazul Malhas, Círculo, Renaux View, Dalila Têxtil, Rovitex, L.C. Malhas, Vicunha e Horizonte Têxtil.

12 DE AGOSTO DE 2010

SALÃO SÊDA

- 15h30'

- "TRIUNFO DA BELEZA - MACRO TENDÊNCIAS OUTONO/INVERNO 2011/12 E CONFIRMAÇÃO DE TENDÊNCIAS OUTONO/INVERNO 2011" - Débora de Pierro - WGSN

Sinopse: Com todo fim, há um novo começo. Em 2012, nós vemos o mundo se preparar para um novo começo. A criatividade como um atributo essencialmente desejável está de volta. A mudança já aconteceu e agora estamos redesenhando a beleza.

Enquanto nós avançamos pensando a respeito de 2012, uma reação incrível a este estado dominado pela confusão está emergindo e, no centro da nossa análise de consumo para esta estação está o princípio direcional da beleza.

Em 2012 os consumidores se sentirão hábeis a se comprometer com a procura pelo design magnífico, que vem inspirado em tecnologia e produtos que realmente melhoram nossas vidas.

Estamos chamando este conceito de Triunfo da Beleza porque é uma reação a ter passado por sérios cortes durante a crise, mas principalmente porque maravilhosos produtos e comunicações irão emergir e, além de manterem a performance, esses produtos serão ainda mais bonitos.

- 16h30'

- "ENZIMAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL: MAIOR QUALIDADE, MENOR CUSTO E UM MUNDO MELHOR" - Pedro Carlos Gomes - NOVOZYMES

Sinopse: Detalhamento das aplicações têxteis de enzimas na indústria têxtil, para tecidos planos e malhas.

Além de um conhecimento detalhado sobre enzimas a conferência abordará os dados de aplicação dando ênfase aos seus benefícios, ressaltando a grande economia de água, economia de energia, redução considerável de efluentes e menores tempos de processamento, o que pode representar para a empresa maior aproveitamento de seu equipamento, em processos de alto enobrecimento, a um custo final significativamente menor.

Serão abordadas as particularidades de aplicação de enzimas para os seguintes processos combinados:

· Desengomagem enzimática + purga alcalina

· Desengomagem + biopurga;

· Desengomagem + biopurga + bioblasting;

· Remoção de peróxido + bioblasting + tingimento simultâneo;

· Biopurga + Alvejamento + bioblasting + tingimento simultâneo

que podem representar avanços consideráveis nos processos têxteis colaborando expressivamente para, cada vez mais, desenvolver processos de alta qualidade, que ao mesmo tempo tenham grande preocupação com o meio ambiente, representando preciosos avanços de sustentabilidade.

- 18h00'

- "NORMAS PARA VESTUÁRIO INFANTIL" - Profa. Ms. Maria Adelina Pereira - ABNT

Sinopse: Considerando a importância e volume do mercado infanto-juvenil no Brasil, há necessidade de ampliar a normalização para esses importantes consumidores, que além de qualidade no aspecto, exigem conforto, durabilidade e segurança em sua indumentária.

- 19h30'

- "A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DA QUALIDADE DO FIO" - José Antônio Sestren - Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis

Sinopse: Apresentar aos participantes as análises utilizadas no controle da qualidade e as implicações no processo produtivo.

Título: sistema tex, avaliação das médias, desvio e C.V.%. Torção e retorção: tipos de torção, avaliação da média, desvio e C.V.%. Regularimetria: C.V.%.da massa, pontos finos, grossos, neps, e pilosidade. Resistência e alongamento: avaliação da média, desvio e C.V.%. Defeitos pouco freqüentes: classificação e análise. Análise de defeitos: localização de defeitos na fiação com o espectograma. Fricção - influência no desempenho na tecelagem e na costura. Pilling - análise em produtos para exportação.

13 DE AGOSTO DE 2010

SALA ALGODÃO

- 16h00'

- "NOVA CONCEPÇÃO DE LAVAGENS DE CORANTES REATIVOS" - Osvaldo Barros - TREMEMBÉ INDUSTRIAS QUÍMICAS LTDA.
Sinopse: Redução de custo e significante aumento produtivo em função de menor tempo de processo.

- 17:30

- "A IMPORTÂNCIA DO MES NAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS" - Prof. Esp. Luciano Munhoz - Órion Sistemas e Automação

Sinopse: A palestra consistirá em conceitos gerais de MES, Os benefícios do uso do MES (numerA) nas industriais têxteis, os objetivos a serem alcançados, o aumento de produção e a diminuição dos rejeitos. Solução móvel para apontamento de produção no chão de fábrica têxtil. Integração com outros sistemas do mercado.

- 19h00'

- "DESFILE DE ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO TECNOLÓGICO DA ABTT" - Aluno(a)s Escola SENAI de Blumenau - SC

13 DE AGOSTO DE 2010

SALÃO SÊDA

- 16h00'

- WORKSHOP - "QUALIDADE NA PRÁTICA - AVALIAÇÃO DE CUSTOS DA NÃO-QUALIDADE" - Engª. Carla Angelini - Anme - Qualidade para Moda e Têxteis

Sinopse: Conhecer como se avalia os custos da não-qualidade e identificar sua importância para melhorar a eficiência nas organizações.

Através das seguintes atividades:

- Palestra para apresentação do tema.

- Formação de Grupos ( cerca de 4 pessoas) para discussão e compartilhamento de experiências.

- Breve apresentação e conclusão de cada grupo.

- Conclusão final e fechamento.

Visite o Stand da ABTT na FEBRATEX

Nº 376 Mezanino - Pavilhão C


info@www.abtt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário