segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CURSO DE JORNALISMO DE MODA TEM INICIO DIA 03 DE OUTUBRO

Com o desenvolvimento da moda no Pólo de Confecção de Pernambuco se faz necessário hoje que profissionais da área de comunicação como jornalistas, repórteres editores, professores, publicitários e o público de modo geral possam entender esse universo tão dinâmico que é a moda. O objetivo e a importância desse curso é facilitar ainda mais a comunicação especializada de moda para os veículos midiáticos fortalecendo ainda mais o setor de moda da região, qualificando e capacitando os profissionais para o mercado de trabalho, onde a Câmara dos Profissionais da Moda tem um papel fundamental nesse processo de fomentar informação e conhecimento a cadeia produtiva de moda.

O curso Jornalismo de Moda é um marco na história da cidade e na evolução cultural do Pólo de Confecção de Pernambuco, contribuindo efetivamente no desenvolvimento econômico e social da região.

O Curso de Jornalismo de Moda é uma iniciativa da Alacoque Assessoria de Comunicação que entendeu a necessidade jornalística local e em parceria com a Câmara dos Profissionais de Moda da Acic convidar os professores Dario Brito e Fabiana Moraes para ministrarem o curso aqui em Caruaru. A Câmara dos Profissionais da Moda certificará o curso junto com o ITEP e os parceiros no apoio cultural como Jornal Extra, Vanguarda e Revista Moda Agreste. O curso com vagas limitadas para 30 pessoas tem como local de inscrição a sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – Acic, de 20 a 30 de setembro.

De acordo com a disponibilidade dos professores o curso será ministrado sempre aos sábados, a partir do próximo dia 03 de outubro, o dia inteiro manhã e tarde, nos dias 03 e 24 de outubro, 07,14,21 e 28 de novembro e 05 e 12 de dezembro, totalizando uma carga horária de 64hora/aula. O coordenador da Câmara dos Profissionais da Moda, Leopoldo Nóbrega, destaca que o local a ser ministrado o curso será no Centro Tecnológico da Moda/ ITEP no bairro São Francisco.

SERVIÇO:

VALOR DO INVESTIMENTO

Total de R$ 600,00, seiscentos reais, divididos três vezes, com a primeira no ato da matricula e mais duas vezes de R$200,00 duzentos reais. A matricula só é valida com o deposito da primeira parcela. Os interessados jápodem fazer sua inscrição mediante comprovação do deposito na agencia Bradesco de número.3201-8 e conta corrente 050.1872-2

CONTEUDO DO CURSO

01-

O QUE É MODA?

-O sistema e a lógica da moda

-A idéia do borbulhamento e do desaguamento (a moda nascida nas ruas e a moda ditada pelos bureaus mundiais e feiras como Premiere Vision)

-A anti-moda

-Moda e consumo: a moda como uma bandeira de pertencimento social e de individualidade

02

MODA NO BRASIL

-O amadurecimento e o interesse pela moda no País

-O desenvolvimento das semanas de moda no Brasil – Semana Barrashopping/Fashion Rio; Pythoervas Fashion/SPFW; Shopping Recife Fashion/Fashion Recife

-O interesse da mídia

-O crescimento do mercado de moda

-O interesse da academia

03

OS ESTILISTAS-CHAVE

-O legado de nomes fundamentais na moda mundial e nacional

-Mundo/Paul Poiret; Elsa Schiaparelli; Chanel; Dior; Balenciaga; Couréges; Pucci; Ives Saint Laurent: o legado; as formas; as marcas ontem e hoje

-Brasil/ Dener; Clodovil, Zuzu Angel; Guilherme Guimarães; moda carioca dos anos 80

-Moda e novela no Brasil – uma breve analise

04

HISTÓRIA DA MODA

Do nascimento da idéia as déias de hoje

- a roupa como um diferenciador de classes

-O nascimento do estilista: na corte de Maria Antonieta

-O boom da moda durante o século 20

05

PROFISSÕES DA MODA

Entendendo as especificidades da máquina

-Produtores, estilistas, maquiadores, stylist;

-As terminologias da moda: o vintage, o glam, o retrô...

-As peças –chave da moda: do pretinho básico ao tênis

-O jornalismo de moda: nascimento, desenvolvimento e interesse. Aula com analise de coleção baseada em desfiles de moda

06

OS VEICULOS MIDIATICOS E A MODA

Revistas e jornais

-Cada veículo tem sua lógica: entendendo as linguagens de cada suporte

-Jornais e revistas: especificidades e rotinas, análise de jornais pernambucanos (Diário de Pernambuco e Jornal do Comércio) e nacionais (Folha de São Paulo, Corrreio Brasiliense)

-As revistas e seus diferentes modos de ver a moda. O olho das editoras na seleção do que é moda de acordo co m suas leitoras. Manequim; Nova; Elle; Marie Claire; Vogue

-As revistas de moda especializadas: Use Fashion

- A pauta, o conceito e os editoriais


07

OS VEICULOS MIDIATICOS E A MODA II

-televisão, sites e blogs

-O jornalismo de moda na televisão: analisando a roupa pela telinha

-Os sites de moda e a rapidez da informação

-Os blogs e a democracia da street fashion

08

UMA COLETIVA DE IMPRENSA

Conversando com quem faz moda

-Aula prática com presença de jornalistas, produtores e fotógrafos.

-Produção de texto em sala para os diferentes suportes de veículos de moda: jornal, revista, internet;

09

A CRITICA DE MODA

Analisando uma coleção

-A critica de moda no mundo e no Brasil

-O verão de Ronaldo Fraga em diferentes veículos

-Produção de critica, em sala, sobre coleção de um estilista especifico

10

A CELEBRIDADE E A MODA

A noticia de moda impregnada pela publicidade

-A crise das maisons e a associação das marcas com os famosos: toma lá da cá

-Audrey e a Givenchy, Deneuve e USL, Sarah Jéssica e Oscar de la Ranta: divas e estilistas

-Os desfiles-espetáculos: a história dos desfiles e os shows da moda

-As modelos: saem os cabides, entram as estrelas

-Desfiles espetaculares: O You Tube como suporte de pesquisa

11

ASSESSORIA DE IMPRENSA E MODA

Entendendo a marca e a mídia

-O que é assessoria de imprensa

-Construindo um plano de comunicação: estratégias

-Como seu cliente vira noticia: nem tudo é pauta para a mídia (destrinchando notas, releases, sugestões)

- Entrevistas com estilista

-Exercício em sala: como você divulgaria esta marca nos jornais, revistas tvs e internet?

12

DECIFRANDO A MODA

Como analisar as novas linguagens

-Afinal, como definir tendência?

-A grande diferença entre estilo e moda

-Tudo o que é apresentado vira moda? Observando o gosto nacional

-Os elementos de pesquisa na moda

-Entrevista com lojistas e pesquisador em moda

13

IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS

Fotografando nas ruas

-Percebendo o que é tendência e o que é moda em locais públicos;

-Construção de texto sobre o trabalho realizado

14

CONSTRUÇÃO DE UM EDITORIAL

Construindo um editorial

-Analise do material produzido nas ruas;

-O que foi visto/o que moda hoje

-Novos estilistas pernambucanos: pó que estão produzindo? Conversa com criadores (também analisam trabalhos da turma)

- Divisão de grupos para trabalho e escolha de estilistas

15

ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS/ APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

PROFESSORES

Dario Brito

Mestre em Lingüística pela UFPE, repórter e editor assistente do Jornal do Comércio por mais de 10 anos. Trabalhou como editor com o Caderno C, cobrindo página social. É professor da Universidade Católica de Pernambuco na cadeira de Redação, Jornalismo Opinativo e Teoria e Prática de Pesquisa. É professor de Moda, Cultura e Sociedade na Faculdade Senac. Também professor da disciplina no curso de Pós-graduação em Produção de Moda e Styling, pela Faculdade Senac. É professor de Semi[ótica da Moda pela Faculdade de boa Viagem e Moda e Comunicação (MBA) em Moda pela Faculdade de Boa Viagem, além de lecionar várias outras disciplinas ligadas a moda na Faculdade Mauricio de Nassau.

Fabiana Moraes

Repórter especial de Moda do Caderno C do Jornal do Comercio há mais de 10 anos, é doutoranda em Sociologia e Mestre em Comunicação pela UFPE.


PRODUTORA

Íris Alacoque

Jornalista, Assessora de Imprensa de empresas como grupo Avil , Empresarial Difusora, Condomínio Monteverde dentre outros, foi editora por cinco anos da Revista Moda Agreste, é graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco, bacharel em Direito pela ASCES, pós-graduado em Comunicação Empresarial pela FAVIP.

Caruaru, 09 de setembro de 2009

Informações

Íris Alacoque

(81) 9937-9737 ou 8657-7097

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